Translate

domingo, 10 de março de 2013

Já lá dizia o CIPOLLA...o ESTÚPIDO É O MAIS PERIGOSO!

Ó seus estúpidos vejam se aprendem alguma coisa...
(...)

As Leis Fundamentais da Estupidez Humana (Cipolla) 

  (...)

O estúpido causa dano a outrem sem ganhar a ponta de um chavo com isso, e inclusivamente prejudica-se a si próprio. Uma pessoa normal não concebe a irracionalidade do estúpido, porque ninguém que seja racional coloca a hipótese de prejudicar alguém sem tirar alguma vantagem da sua acção. Tanto o “bandido”, como o “ingénuo”, como o “inteligente”, não conseguem compreender o “estúpido” ― ninguém consegue detectar qualquer razão que permita compreender porque é que o estúpido procede estupidamente. A única explicação plausível para os actos do estúpido é a estupidez. 

 

Quarta Lei Fundamental 
«As pessoas não-estúpidas subestimam sistematicamente o poder devastador das pessoas estúpidas. Os não-estúpidos esquecem-se constantemente que, em todas as circunstâncias, momentos e lugares, lidar com pessoas estúpidas se revela invariavelmente um erro de que vêm a pagar muito caro.»

É impressionante como os ingénuos, os inteligentes, e até os bandidos, caem sistematicamente na armadilha do comportamento errático do estúpido, mas a verdade é que o estúpido é totalmente imprevisível. Uma das características do estúpido é o seu alto grau de imprevisibilidade, e esta é uma das formas de o detectar: se alguém demonstrar um comportamento errático, existem grandes probabilidades de que se venha a revelar ali um estúpido. Quando a imprevisibilidade de comportamento se alia à irracionalidade dos actos, o estúpido revela-se em todo o seu esplendor!


Quinta Lei Fundamental
«O estúpido é a pessoa mais perigosa que existe.»

O ladrão (“bandido”) transfere a riqueza de um lado para outro. Depois de o bandido dar o “golpe”, a sociedade fica equilibrada na mesma proporção ― a riqueza apenas mudou de mãos. Quando o estúpido actua, existem prejuízos de uns que nunca podem ser compensados com ganhos de outras pessoas, e a sociedade desequilibra-se e empobrece.


Corolário

«O estúpido é mais perigoso que o bandido».

Sem comentários:

Enviar um comentário